segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A dimensão da cultura digital


A cultura digital não se resume somente à internet, estamos mergulhados nesse mundo quando utilizamos o nosso celular ou o cartão do banco. Estamos em uma nova sociedade onde temos acesso a outras realidades, e que por meio destes novos meios de comunicação estamos alterando a nossa consciência do tempo, quando antes era preciso aguardar dias para se obter a resposta de uma carta por exemplo hoje em dia ficamos ansiosos se um e-mail ou torpedo demora mais que quinze minutos e do espaço as distancias estão sendo rompidas por esses novos meios.

Muitas pessoas que antes não teriam acesso a informações estão numa rede onde bibliotecas do mundo estão sendo digitalizadas. Outro exemplo são as doações vindas de outros países, assim que as noticias de um desastre ambiental são divulgadas quase em tempo real. Podemos assistir um jogo de futebol ao vivo, mesmo que se passe em qualquer ponto do planeta…

Enfim, a cultura digital toma dimensões gigantescas em nossas vidas sem muitas vezes nos darmos conta disso, pois já estamos tão naturalizados com o uso dessas novas ferramentas. Então compre algo num e-commerce e pague com seu cartão de crédito, fale com sua avó pela web cam sobre a novela das oito, baixe uma música de uma banda japonesa e comente tudo isso no seu blog.

Edson Nogueira e Rita (Participantes da Oficina de Cultura Digital de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário